• Bezzoura

Formas de alcançar uma Autoestima sustentável

Atualizado: 5 de Dez de 2018

Da onde vem a sua Autoestima? Em quais situações você se sente feliz em ser simplesmente você? Já parou para analisar isto?














Baseado na minha experiência de vida e de outras pessoas que convivi, percebi que a maioria das pessoas não sabem como possuir uma autoestima sustentável. Mas calma! a culpa não é de ninguém, afinal, nunca nos ensinaram a nos amarmos verdadeiramente. Sempre fomos conduzidos, dês a infância, a nos moldarmos de acordo com que os outros queriam, e consequentemente, ao poucos fomos nos distanciando de quem nós éramos para quem nós deveríamos ser.

E esse é um dos principais inimigos da Autoestima. Quando não aceitamos quem somos, viramos reféns do mundo e das pessoas. E aí que entra a armadilha que a maioria das pessoas (inclusive eu) caem. Começamos a achar que para termos valor e nos sentirmos pertencidos precisamos possuir o que a maioria valoriza, como por exemplo : Um corpo no padrão estipulado, vários seguidores e curtidas nas redes sociais, um emprego bem conceituado, entre outras coisas que vemos por ai e inconscientemente adotamos como um caminho para alcançarmos um bem estar pessoal.

O problema é que, sem querer, baseamos nosso valor no TER e não no SER,e a nossa vida vira uma montanha russa, pois, vivemos em função das coisas acontecerem para nos sentirmos bem, 'quando alguém me achar bonita, quando alguém começar a me seguir, quando eu conseguir aquele emprego, eu vou me sentir bem, se alguém falar que sou feia,ou se a minha foto não tiver curtidas,se eu estiver desempregada ou trabalhando em algum lugar "não valorizado" ficarei mal' E ficamos nesse limbo eterno...

No meu ponto de vista, a verdade é que, só conseguiremos nos amar e ficar de bem com a gente mesmo 24hrs por dia, quando pararmos de depender do outro (ou de condições externas) para percebermos o valor que temos e quando deixarmos de valorizar tanto o superficial, por que sinceramente, você sabe o quão insustentável e cansativo é viver desta forma! Afinal, sempre vai ter alguém considerado mais bonito que você,ou seu chef pode te demitir, ou aquela foto que você tanto gostou pode não ter nenhuma curtida, Eaí? O bem estar continua? As vezes,não né?!


Mas porque basear a autoestima no SER é a forma mais sustentável? Porque a fonte será você mesma. Se você começar a se amar a partir de quem você é e do que faz, a opinião do mundo pouco importará, e você se sentirá nutrida constantemente, porque não dependerá mais dos fatores externos para enxergar o seu valor, É como se a nossa autoestima estivesse em uma garrada d´água e ao invés de dar para o outro encher (como o costume) você pegaria a garrafa e tomaria posse dela. É você quem encheria o seu copo, a hora que quisesse.

Mas como alcançar tudo isso? Simples : Se conhecendo! E se conhecer não é simplesmente saber 3 qualidades suas, é entender profundamente cada pedacinho seu e enxerga-los no seu dia a dia.

Quando você entender tudo sobre você, suas qualidades, o valor que pode gerar para o mundo sendo simplesmente você, irá perceber que você vai muito, mas muito além de um corpo malhado ou que um status social. Tem um universo de coisas aí dentro, só esperando para serem desenvolvidas e compartilhadas. E isso sim, irá te nutrir todos os dias.

4 visualizações